segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O MUNDO VAI ACABAR?

             


              Será mesmo o fim de tudo que conhecemos?
            Vira e mexe há boatos que o mundo irá acabar por um evento qualquer. Mas desde o começo deste ano, corre por aí a notícia de que agora é sério: de dezembro de 2012, ninguém escapa! Será mesmo o fim de tudo que conhecemos? Antes que você se apavore, roa as unhas, e corra para se esconder debaixo da cama, vamos investigar a origem desse mal-estar!

         Os maias, povo cuja origem remonta aos anos 2000 a 1500 antes de nossa era, viviam no México e na América Central e são apontados como culpados por afirmar que o mundo vai acabar. Mas a verdade é que o tal povo  deixou registros sobre o fim de nosso planeta.
        Esse é mais um boato que surgiu porque os maias  adoravam estudar o tempo e desenvolveram calendários totalmente avançados. Então deixemos de pensar em tragédias para conhecer essa historia !

                                       a verdade sobre os maias
        Poucas civilizações deixaram conhecimentos tão valiosos em áreas  como astronomia, matemática e arquitetura como os maias.
            Eles mostraram muitas posições do Sol, as fases da Lua, as constelações...Essas informações eram importantes para definir as épocas de plantio e colheita, antecipar-se de secas ou épocas de chuva e, assim, garantir o bem- estar das pessoas.
            Se um acontecimento não combinava  com suas observações ao longo do tempo, os maias concertavam  na hora até reencontrar a harmonia em seu calendário. Para eles, deveria haver uma ordem extraordinária no céu. Isso fez com que eles gastassem um tempo incontável para olhar as estrelas e melhorar seu calendário astronômico ao longo de 1200  anos! Detalhe, sem nenhum material como telescópio satélite e muito menos GPS.

            Além da observação dos astros, os maias separavam o tempo de uma maneira particular, diferente do calendário com 365 dias. Os maias organizavam o tempo em eras, compostas por 5125 anos cada uma, ou 13 baktunes, na língua maia. Baktunes, na língua maia, são períodos de aproximadamente 400 anos cada. Multiplicados por 13, ele alcançavam perto dos 5125 anos e formavam uma grande era.

            Só que, para os maias o fim de uma era significava o começo de outra, uma constante renovação. As datas eram apenas referenciais para mostrar a passagem dos dias. Mas não existia fim nessa contagem! Assim,  para eles, o mundo não acabava, e sim, o propósito de cada pessoa nele, quando essa pessoa morria.

                                               E a história dom fim do mundo?

           
            Existe um lugar no estado de Tabasco, no sudeste do México, que se chama Torturguero. Ali, arqueólogos encontraram muitos vestígios deixados pelos maias que um dia habitaram o local. Uma das peças que mais chamaram a atenção foi uma inscrição em pedra que faz referência a uma data. Ela é assim: 4Ajaw,3K’ank’in! Aposto que você não entendeu?
               Mas calma, os pesquisadores fizeram correlações desta data com o calendário que conhecemos: 21 de dezembro de 2012! O curioso é que os Maias fizeram essa inscrição no século VII! Como poderiam mencionar uma data tão distante de sua época?

  Luiza Freire Isabella Oliveira - 5º ano A            2012

5 comentários:

  1. Isabella Bouza 5°ano A22 de outubro de 2012 às 11:51

    adorei saber mais sobre o suposto "fim do mundo", estou mais tranquila!

    ResponderExcluir
  2. Ian Albuquerque e Gianfranco Calicchio 5A22 de outubro de 2012 às 11:54

    Gostei da notícia, mas continuo com dúvidas sobre os Maias. Mesmo com as notícias não acredito que o mundo vai acabar.

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito legal a notícia, foi muita boa ideia contar sobre isso!

    ResponderExcluir
  4. Malu Sobral, Luísa Correia e Paola DeLuca - 5ºA22 de outubro de 2012 às 12:07

    Achamos muito interessante saber que o fim do mundo é apenas uma possibilidade tirada pelos cientistas a partir de uma peça histórica.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da noticia sobreo fim do mundo, esta bem legal! So que para mim a possibilidade de o mundo acabar é de 1 de 1000

    ResponderExcluir