De acordo com pesquisa da BBC, cada avião é atingido pelo menos uma vez por ano por um raio e, ocasionalmente, mais vezes. Porém, a maioria das vezes, continua voando de uma maneira controlável. Isso acontece hoje em dia, com aviões feitos de metal.
Na próxima geração de aviões, eles serão feitos de fibra de carbono para diminuir o peso da aeronave e voar um pouco mais rápido. Mas se forem feitos deste material, serão mais vulneráveis aos raios.
Para evitar estes acontecimentos amedrontadores, cientistas estão planejando uma forma de evitar desgraças, mas manter a característica de um avião mais leve e mais rápido.
A BBC teve o privilégio de acompanhá-los e ver como se faz o teste desta nova tecnologia. Os cientistas fizeram uma pequena placa de fibra de carbono, material que será usado para os novos aviões e levaram a uma pequena sala. Nisso, outro cientista saía da sala e ligava uma descarga elétrica com a força de um raio. O resultado foi bastante revelativo, mostra o que aconteceria: um grande dano.
Porém, eles testaram também uma maneira em que o avião é feito com metal e fibra de carbono e nenhum dano apareceu, além de uma pequena cor escura. Assim, será feita a nova geração de aviões.
BRUNO E GIAN 5º A 2012



Nossa que bom, agora poderei voar a vontade!! Tomara que essa geração chegue logo vou amar!!
ResponderExcluirAchei a noticia muito legal e bem escrita .
ResponderExcluir