segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ENGENHEIROS NORTE–AMERICANOS DESENVOLVEM MÃO ROBÓTICA COM TATO MAIS PRECISO QUE O DO SER HUMANO.

             As mãos robóticas são mãos protóticas com tato feito por sensores. Os sensores são conhecidos como BioTac (equipados com algoritmos muito inteligentes). Os dedos mecânicos da mão são capazes de selecionar, monitorar e interpretar o que é detectado.



         Os dedos têm o tamanho normal de um dedo humano e impressões digitais na superfície, que conseguem captar texturas, de modo que façam com que a pessoa sinta as superfícies do objeto (áspero, liso etc...).
         As impressões digitais captam a percepção dos materiais tocados através de vibrações.
          O dedo é coberto por uma espécie de pele flexível cheia de fluido. Quando encosta em uma textura, ela vibra de várias maneiras(de acordo com a textura). As vibrações são captadas por um transmissor de som que fica dentro dos dedos de metal.
        Desta maneira, a mão detecta diferentes tipos de textura, a formas e as propriedades térmicas do objeto. E ainda é mais precisa que o dedo humano. A mão robótica é tão desenvolvida que consegue absorver as texturas com muita mais qualidade que o ser humano.
               Ela consegue detectar 117 materiais comuns, com uma precisão de 95%.
        Os criadores dizem que a tecnologia pode ajudar na fabricação de próteses equipadas com o sentido do toque.
             O trabalho foi liderado por Gerald Loeb e Jeremy Fishel, da Escola de Engenharia Viterbi, filiada à Universidade do Sul da Califórnia. O projeto foi financiado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos para desenvolver melhores mãos protéticas para amputados.
Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120621_maobionica_rc.shtml

Luisa Correia e Camila Marie  5ºA   2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário