Energia Solar
Moradores de condomínios em Carapicuíba, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, estão habituados a usar energia solar, embora tenham acontecido vários apagões.
O custo da instalação de painéis de energia solar é de cerca de R$ 25.000,00. O sistema, que capta a luz do sol, gera 850 watts, o que corresponde a 25% do consumo mensal de eletricidade na casa.
As pessoas que usam o sistema o acham vantajoso, pois produzem sua própria energia. Quando cai a luz na região, são os únicos que conseguem trabalhar pelo computador e não se preocupar com a geladeira.
Como eles, outros brasileiros têm investido na captação de energia solar. No início deste ano, em Leme, cidade localizada a aproximadamente 190 quilômetros da capital São Paulo, o engenheiro paulistano Hélio Ricardo Alves, instalou oito painéis solares no telhado de sua casa. Juntos, eles geram 5 quilowatts-hora (kWh), que é o suficiente para fazer funcionar os eletrodomésticos de maior uso em sua casa.
Energia Hidrelétrica
Primeiramente, eram 250 quilowatts de potência na usina Marmelos, e atualmente são 84 736 MEGAwatts de capacidade hidrelétrica instalada no Brasil. Esse intervalo foi de mais de 120 anos e, apesar dos avanços tecnológicos e do tamanho das novas usinas, gerar eletricidade a partir da água continua sendo basicamente igual: a força contida na correnteza dos rios movimenta uma turbina ligada a um gerador que transforma energia mecânica em elétrica.
A maior parte de eletricidade gerada em todo Brasil é a hidrelétrica, por causa dos muitos rios brasileiros.
Lucas M. e André Andrade 5ºD


É muito legal ver todos os tipos de energia hoje em dia!
ResponderExcluir