quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ENTREVISTA COM DANIEL SOBRE ESTÚDIOS DE SOM


Você sabe para que serve um estúdio de som? Nele são gravadas propagandas, publicidades, dublagens . Também serve para editar músicas, vinhetas para canais de televisão e até filmes de longa metragem.
O irmão de Jonas Malferrari, Daniel Malferrari, trabalha em um estúdio desses, então resolvemos entrevistá-lo sobre seu trabalho para conhecermos um pouco melhor esta área musical
A ele perguntamos várias questões sobre o assunto, você sabia que?
·       Uma propaganda para TV pode chegar a custar até 200 mil reais?
·       Que uma simples propaganda, de apenas 30 segundos, pode levar até 10 horas para ser editada?
·      No estúdio foi produzido o primeiro filme 4D brasileiro?
·       Para se editar um filme para Hollywood é necessário mais de 20 pessoas.
·       Paulo Miklos,  cantor dos Titãs, já foi gravar no estúdio
Se quiser saber mais veja o vídeo:

Antonio Carvalho e Jonas Malferrari   5°ANO D 2012

BRADESCO LANÇA ROBÔ VIRTUAL EM AÇÃO

         O Banco Bradesco lançou uma nova tecnologia na qual foram investidos dez milhões de reais. A ideia é substituir os caixas de banco por um sistema de auto atendimento, cercado por vidros que quando a pessoa está sendo atendida, tem mais privacidade, pois o vidro fica fosco, ou seja, os clientes não conseguem ver o que o caixa está fazendo.
Para divulgar essas mudanças, os publicitários do banco inventaram uma campanha com um robô chamado “Link237”, que recepciona as pessoas e explica como tudo funciona.
As inovações aconteceram também no Internet Banking (site do Bradesco), pois agora o cliente poderá, se quiser, passar o código de barras para pagar uma conta, ao invés de apenas escrever o número do cartão de crédito.
Lucas Orfaly e Bruno Fonseca 5ºano D

ENERGIAS ALTERNATIVAS

Energia Solar

 Moradores de condomínios em Carapicuíba, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, estão habituados a usar energia solar, embora tenham acontecido vários apagões.
            O custo da instalação de painéis de energia solar é de cerca de R$ 25.000,00. O sistema, que capta a luz do sol, gera 850 watts, o que corresponde a 25% do consumo mensal de eletricidade na casa.
            As pessoas que usam o sistema o acham vantajoso, pois produzem sua própria energia. Quando cai a luz na região, são os únicos que conseguem trabalhar pelo computador e não se preocupar com a geladeira.
            Como eles, outros brasileiros têm investido na captação de energia solar. No início deste ano, em Leme, cidade localizada a aproximadamente 190 quilômetros da capital São Paulo, o engenheiro paulistano Hélio Ricardo Alves, instalou oito painéis solares no telhado de sua casa. Juntos, eles geram 5 quilowatts-hora (kWh), que é o suficiente para fazer funcionar os eletrodomésticos de maior uso em sua casa.
Energia Hidrelétrica
Primeiramente, eram 250 quilowatts de potência na usina Marmelos, e atualmente são 84 736 MEGAwatts de capacidade hidrelétrica instalada no Brasil. Esse intervalo foi de mais de 120 anos e, apesar dos avanços tecnológicos e do tamanho das novas usinas, gerar eletricidade a partir da água continua sendo basicamente igual: a força contida na correnteza dos rios movimenta uma turbina ligada a um gerador que transforma energia mecânica em elétrica.
            A maior parte de eletricidade gerada em todo Brasil é a hidrelétrica, por causa dos muitos rios brasileiros.


Lucas M. e André Andrade        5ºD


MÁQUINAS OCUPAM LUGAR DE TRABALHADORES

        No centro-oeste paulista, algumas empresas substituíram trabalhadores por máquinas. Essas máquinas permitem que as empresas lucrem mais, sem arriscar a saúde e evita risco de ferimentos graves em seus trabalhadores. Veja o vídeo:
        As máquinas também fazem uma quantidade maior de produtos. Com elas, as empresas  conseguem produzir quatro vezes mais do que o comum.
        As máquinas já invadiram as empresas, e agora estão no lugar de  milhares de trabalhadores. Elas são mais rápidas, precisas,  nunca se cansam e fazem os produtos com muita mais qualidade.
Nós entrevistamos Gabriel Morais do 5°D para saber sua opinião e ele respondeu:
1.      Você seria a favor de substituir homens por máquinas?
     Apesar de não saber muito sobre o caso, digo que sim, pois vai diminuir o risco de mortes de muitos trabalhadores e as empresas vão lucrar mais.

2.       Na fantasia, isso já foi feito, você acha que as empresas se basearam nisso?
Na fantasia acontece muitas coisas que não são reais, eu acho que sim, porque dá para construir essas supermáquinas para ajudar os trabalhadores.

3.      Se isso realmente acontecesse, quais seriam os problemas?
Os problemas seriam que se quebrasse, se não desse certo, o prejuízo seria muito grande, ou seja, gastar uma quantidade de dinheiro muito alta.

4.      Você acha que o lucro ia ser maior ou menor? Por quê?
     Dependo do que acontecesse, se o projeto saísse bem, a empresa lucraria muito mais, eles criariam mais produtos. Mas se quebrasse, não daria certo e jogariam dinheiro fora.
Max Assumpção e Pietro Bisordi 5°ano D




quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CORAÇÃO ARTIFICIAL AGORA NO BRASIL

Um cientista brasileiro, Arom Andrade, inventou um coração artificial (um coração falso). Ele é feito de materiais muito sofisticados como titânio e silicone, por isso é mais barato do que os corações artificiais fabricados em outros países.
Ele funciona  junto do coração natural das pessoas que têm problemas cardiológicos . Age como um coração normal, pulsando para bombear o sangue no corpo.
Em 2001, foi inventado o primeiro coração artificial: era chamado coração golden, pesava cerca de sete quilogramas, tinha duas baterias recarregáveis e custava quinhentos mil reais.
O coração artificial que acabou de ser criado é pouco maior do que uma laranja, pesa 700 gramas e custa sessenta mil reais. Ou seja, é mais eficiente e barato do que o anterior.
      Há muitas pessoas esperando por um transplante de coração, por isso a criação desse novo coração artificial é uma ótima notícia.


DANIEL BRIQUEZ  E ANDRÉ PAGANI 5ºB   2012





COMBUSTÍVEL ANIMAL


Começou ser desenvolvido em uma fazenda no Norte de Minas Gerais, o primeiro projeto integrado de bioenergia do país que vai usar como matéria-prima fezes de galinhas. O objetivo é produzir fertilizantes e gás.  Esse gás gerado seria suficiente para movimentar uma termoelétrica de 4 megawatts, energia capaz de atender a uma cidade de 60 mil habitantes.


Segundo Maurício Schittini, a fazenda tem 1,8 milhão de galinhas poedeiras (que botam ovos). Elas ficam armazenadas em galpões e produzem 40 toneladas por dia de fezes. 

O projeto da usina de bioenergia usando fezes vai gerar 20 toneladas por dia de fertilizantes e 20 mil metros cúbicos de gás, que serão fornecidos para a indústria vizinha à fazenda. Maurício Schittini reforçou que, de acordo com a região onde for instalado esse projeto, o gás poderá ser beneficiado e transformado em outros tipos de energia.


Dependendo da necessidades do local, o gás pode ser usado como: gás de cozinha, gás veicular  ou se instalar  em uma usina termoelétrica para gerar energia

Segundo
Maurício Schittini, já existem no país vários projetos de biomassa — tratamento de materiais orgânicos, desde esterco até casca de café e soja e bagaço de cana de açúcar. A diferença, diz ele, é que a empresa trouxe pela primeira vez para o Brasil, projeto de bioenergia (com tecnologia americana) totalmente integrado.

Esse projeto será o primeiro projeto de bioenergia de fezes de aves no Brasil.


Bernardo Malzoni e Pedro Pereira
5ºano B    2012

AVIÃO SOLAR


O avião Solarimpulse, um avião movido à energia solar e a baterias, foi criado na Suiça. É um avião teste que só leva um passageiro. Ele tem o tamanho de um A380, mas só pesa 1.600kg.
O avião, que fez seu primeiro voo em 7 de abril e já realizou outros dez desde então, precisa de tempo bom para voar,  pouco vento, para não perder estabilidade , pouco peso e sol abundante para carregar as baterias através de seus painéis solares.
O avião solar é "muito mais que uma aventura aeronáutica, é uma demonstração técnica do que se pode levar à sociedade em termos de novas tecnologias", acrescentou o aventureiro Piccard.

Felipe Nakano e Rodrigo Souza
5º B  2012

A NOVA CAÇA AO TESOURO

A empresa americana Odyssey, criada por um explorador e caçador de tesouros, localizou destroços do navio britânico SS Mantola com um robô, depois de 94 anos desaparecido perto da costa da Irlanda, a 2,5 mil metros abaixo d’água.
Para ir a um lugar onde nenhum outro robô chegou, foi preciso usar equipamentos ultra tecnológicos, como o robô Zeus, que vai a cinco quilômetros de profundidade, tem uma câmera com luz, dois manipuladores (como garras) e um sistema de drenagem. Tudo isso é comandado por empregados da Odyssey.
            Em dezessete anos da Odyssey já foram encontrados mais de trezentos navios desde 2003, quando foi encontrado o primeiro navio, o SS Republic, com cinquenta e um mil moedas de ouro.
            O governo da Inglaterra aceitou que a empresa procure o SS Mantola com a condição de ficar com 20% do dinheiro encontrado. Dentro do SS Mantola havia 17 mil e duzentas toneladas de prata valendo mais que 260 milhões de dólares.
A Odyssey pensa nisso não só como uma caça ao tesouro, mas sim como uma busca arqueológica.


                           Eduardo Pedote e Tomas Toscano 5°ANO B 2012

terça-feira, 16 de outubro de 2012

CARRO FUTURÍSTICO

Pequeno, porém potente e ecológico, o Pocket Car foi inventado pelo arquiteto e urbanista Caio Vassão, 40 anos, que se juntou a seu amigo Marcus Del Mastro, 37 anos. Fizeram um carro que funciona por eletricidade e que tem o tamanho, potência, massa e consumo relacionados somente com a necessidade de deslocamento. A ideia era ter um produto econômico que atendesse apenas ao objetivo de transporte sem gastos extras.
A dupla fechou negócios com uma empresa brasileira de mobilidade sustentável e planeja colocar seu produto no mercado até o final do ano, quando os carros estarão disponíveis apenas para aluguel.
No Pocket Car, o freio fica na roda dianteira para evitar perdas na transmissão de energia entre o motor e o eixo do carro.
Características do veículo
Capacidade: 2 pessoas
Peso: inferior a 100 kg
Carroceria: feita de lona e tecido
Motor: elétrico, localizado na roda.
Painel: computadorizado, semelhante ao controle de um videogame.

Marcelo e Enzo    5º F    2012









CARRO VOADOR

            O carro que voa é uma figura magnífica, impressionante e até mesmo fantástica. O automóvel tem muitas vantagens. Ele é diferente de um avião,  de um helicóptero, até mesmo de um jatinho, pois você pode estacioná-lo na garagem de sua casa.  O carro é abastecido por gasolina comum e  não é necessário um piloto, somente um motorista.
           A novidade já está sendo vendido nos Estados Unidos, se quiser encomendá-lo, é possível, mas é caro: 10 mil dólares só para a encomenda, mais 500mil dólares pelo automóvel.
  Este carro se chama transition, transição em inglês e é estimado que fique cada vez mais barato.
                                                                                                                              
Thomas Lewkowitz  5º F  2012

IMPRESSORA 3D

Você conhece a impressora 3D? É uma brilhante máquina capaz de construir carros, bolsas, ferramentas e o que você quiser. Essa máquina é capaz também de reproduzir órgãos humanos, obras de arte e qualquer coisa que você nunca queira perder na vida!
Essa incrível impressora pode construir objetos feitos de qualquer coisa: chocolate, bala, chiclete, e qualquer doce ou material.
Foi criada na baía de São Francisco, Califórnia, por Scott Crumb. Ela também é útil para os médicos, criando protótipos de ossos humanos para cirurgias.
No futuro, será possível fazer corações, fazendo com que possamos criar seres humanos.
         A impressora 3D mais simples custa cerca de R$5.700,00 no Brasil e pesa cerca de 17 kg.
         As máquinas usam fios de plástico que são carregados por um tubo quente que esquenta o material até deixá-lo bem fino. Os objetos 3D são desenhados camada por camada por esse fio quase líquido.



João Kulikovsky e Tomás Ferreira    5º F   2012

terça-feira, 9 de outubro de 2012

EQUIPAMENTO USADO NO COMBATE AO CRIME RECONHECE ROSTOS NA MULTIDÃO

          Os policiais das grandes metrópoles estão usando uma tecnologia avançadíssima que permite que eles identifiquem rostos dos procurados nas multidões, mesmo quando estão de lado, ou tampando parcialmente o rosto. Dependendo de quantas estrelas o criminoso tem, a câmera liga para polícia ou atira nele, com muito mais precisão do que um homem.O i2, um programa de computador, está revolucionando as perseguições do mundo inteiro. Quando você clica na tela do programa,começam a aparecer linhas ligando pontos que parecem aleatórios, mas que, para a polícia, valem muito. E é assim que a câmera funciona.
         Uma mulher até disse “antigamente, era o tráfico que tinha. Depois veio a milícia. Agora está mil maravilhas com a UPP aqui, porque teve a melhoria para os nossos filhos. Não tem mais tiroteio como antigamente”.
     “O crime organizado do século 21 apresenta uma organização de atividades econômicas tão distintas que facilita o roubo e a câmera possibilita a investigação das máfias”, explica Pimentel.
            “O 11 de setembro só aconteceu porque eles trabalhavam em ilhas de informações e não trocavam informações entre as polícias”, avalia Guimarães.

Gabriel Barone  e Fábio Macedo  5º E  2012

O CÉREBRO HUMANO E SUAS CURIOSIDADES

Nosso cérebro é um órgão muito curioso, agora iremos explicar um pouco sobre ele.
O cérebro humano não é um músculo, mas pode agir como um. Sozinho ele consome 20% do oxigênio que usamos e a cada minuto ele recebe 750 ml de sangue. Ele tem várias áreas, cada uma controla alguma parte do corpo ou uma emoção, como: o córtex motor, que controla nossos movimentos e é dividida em duas partes, a esquerda e a direita. Outra área do cérebro é a amígdala, com apenas dois centímetros de diâmetro, que controla a fúria, o medo, a agressividade e a ansiedade. Ela é a reguladora do perigo, da aprendizagem, das memórias e até do nosso comportamento sexual. Além dessas áreas do cérebro, ainda há muitas outras.
Algumas dicas para melhorar as habilidades do cérebro: se você está nervoso conte até dez... Isso é o que todos dizem, mas o recomendado é contar até vinte, conte calmamente regulando a respiração, assim você consegue oxigênio e também passa um recado para o cérebro dizendo que está tudo bem. Outra dica é beber muita água, pois sem isso nós não ficamos hidratados e assim o processamento do cérebro piora. Além disso, sem água piora nosso humor, o que faz cair o rendimento do cérebro.
Comidas também são essenciais para o cérebro, algumas em especial melhoram as habilidades dele como: nozes e salmão.  Esses alimentos são ótimos para o aprendizado e a memória, pois são ricos em ômega 3, elemento que participa da formação de várias estruturas cerebrais. Outros alimentos são morango, uva e chocolate amargo, esses são ricos em flavanoide, substância que melhora a memória e protege a parede dos vasos sanguíneos, garantindo que o sangue chegue ao cérebro. Além desses alimentos, é recomendado comer tomates, ovos, brócolis, verduras, legumes e sementes de abóbora.
Mateus Lanhoso e LEONARDO DELGADO  5ºE  2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TECNOLOGIA CRIADA PARA PROTEGER AVIÕES DE RAIOS

De acordo com pesquisa da BBC, cada avião é atingido pelo menos uma vez por ano por um raio e, ocasionalmente, mais vezes. Porém, a maioria das vezes, continua voando de uma maneira controlável. Isso acontece hoje em dia, com aviões feitos de metal.
         Na próxima geração de aviões, eles serão feitos de fibra de carbono para diminuir o peso da aeronave e voar um pouco mais rápido.  Mas se forem feitos deste material, serão mais vulneráveis aos raios.
         Para evitar estes acontecimentos amedrontadores, cientistas estão planejando uma forma de evitar desgraças, mas manter a característica de um avião mais leve e mais rápido.
A BBC teve o privilégio de acompanhá-los e ver como se faz o teste desta nova tecnologia. Os cientistas fizeram uma pequena placa de fibra de carbono, material que será usado para os novos aviões e levaram a uma pequena sala. Nisso, outro cientista saía da sala e ligava uma descarga elétrica com a força de um raio. O resultado foi bastante revelativo, mostra o que aconteceria: um grande dano.
         Porém, eles testaram também uma maneira em que o avião é feito com metal e fibra de carbono e nenhum dano apareceu, além de uma pequena cor escura. Assim, será feita a nova geração de aviões.
BRUNO E GIAN  5º A  2012
        

ENGENHEIROS NORTE–AMERICANOS DESENVOLVEM MÃO ROBÓTICA COM TATO MAIS PRECISO QUE O DO SER HUMANO.

             As mãos robóticas são mãos protóticas com tato feito por sensores. Os sensores são conhecidos como BioTac (equipados com algoritmos muito inteligentes). Os dedos mecânicos da mão são capazes de selecionar, monitorar e interpretar o que é detectado.



         Os dedos têm o tamanho normal de um dedo humano e impressões digitais na superfície, que conseguem captar texturas, de modo que façam com que a pessoa sinta as superfícies do objeto (áspero, liso etc...).
         As impressões digitais captam a percepção dos materiais tocados através de vibrações.
          O dedo é coberto por uma espécie de pele flexível cheia de fluido. Quando encosta em uma textura, ela vibra de várias maneiras(de acordo com a textura). As vibrações são captadas por um transmissor de som que fica dentro dos dedos de metal.
        Desta maneira, a mão detecta diferentes tipos de textura, a formas e as propriedades térmicas do objeto. E ainda é mais precisa que o dedo humano. A mão robótica é tão desenvolvida que consegue absorver as texturas com muita mais qualidade que o ser humano.
               Ela consegue detectar 117 materiais comuns, com uma precisão de 95%.
        Os criadores dizem que a tecnologia pode ajudar na fabricação de próteses equipadas com o sentido do toque.
             O trabalho foi liderado por Gerald Loeb e Jeremy Fishel, da Escola de Engenharia Viterbi, filiada à Universidade do Sul da Califórnia. O projeto foi financiado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos para desenvolver melhores mãos protéticas para amputados.
Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120621_maobionica_rc.shtml

Luisa Correia e Camila Marie  5ºA   2012



CONHEÇA EXEMPLOS DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA PROBLEMAS URBANOS




Na Universidade de Brasília, dois estudantes fizeram projetos para ajudar o meio ambiente, além de um engenheiro civil de Goiânia, chamado Augusto Fernandes.

Um dos estudantes, chamado Gabriel Luiz, falou sobre a economia de copos descartáveis que foram retirados para a entrada de canecas personalizadas, incluída no kit-calouro. Com essa ideia, a universidade economiza R$27.000,00 por ano, sendo que antes pagava R$34.000,00 por ano e comprava 150.000 copos por dia. Uma diferença e tanto!

Já a garota chamada Loyane Soares, fez um projeto chamado “Rebituques”. Ela fez isso quando viu a quantidade de cigarros no chão, decidiu recolher as bitucas de cigarro pela sua faculdade.  Em 15 dias, ela coletou mais de 1.300 bitucas, por isso, decidiu elaborar esse projeto, que contempla um tubo “bota bituca” portátil. Esses tubos irão até o instituto de artes da universidade de Brasília, para formar arte, como blocos, papéis, pastas, cadernos e outras coisas.
   
Augusto Fernandes fez um projeto chamado “Calçada Consciente”.  Ele pensa não só nas pessoas saudáveis, mas também nas que têm doenças físicas ou mentais e que andam em cadeiras de rodas.  O projeto inclui : reaproveitamento de entulhos, acessibilidade, permeabilidade e arborização.


  Feito por: Luiz Eduardo Santoro e André Lutfalla do 5º ano A - 2012

O MUNDO VAI ACABAR?

             


              Será mesmo o fim de tudo que conhecemos?
            Vira e mexe há boatos que o mundo irá acabar por um evento qualquer. Mas desde o começo deste ano, corre por aí a notícia de que agora é sério: de dezembro de 2012, ninguém escapa! Será mesmo o fim de tudo que conhecemos? Antes que você se apavore, roa as unhas, e corra para se esconder debaixo da cama, vamos investigar a origem desse mal-estar!

         Os maias, povo cuja origem remonta aos anos 2000 a 1500 antes de nossa era, viviam no México e na América Central e são apontados como culpados por afirmar que o mundo vai acabar. Mas a verdade é que o tal povo  deixou registros sobre o fim de nosso planeta.
        Esse é mais um boato que surgiu porque os maias  adoravam estudar o tempo e desenvolveram calendários totalmente avançados. Então deixemos de pensar em tragédias para conhecer essa historia !

                                       a verdade sobre os maias
        Poucas civilizações deixaram conhecimentos tão valiosos em áreas  como astronomia, matemática e arquitetura como os maias.
            Eles mostraram muitas posições do Sol, as fases da Lua, as constelações...Essas informações eram importantes para definir as épocas de plantio e colheita, antecipar-se de secas ou épocas de chuva e, assim, garantir o bem- estar das pessoas.
            Se um acontecimento não combinava  com suas observações ao longo do tempo, os maias concertavam  na hora até reencontrar a harmonia em seu calendário. Para eles, deveria haver uma ordem extraordinária no céu. Isso fez com que eles gastassem um tempo incontável para olhar as estrelas e melhorar seu calendário astronômico ao longo de 1200  anos! Detalhe, sem nenhum material como telescópio satélite e muito menos GPS.

            Além da observação dos astros, os maias separavam o tempo de uma maneira particular, diferente do calendário com 365 dias. Os maias organizavam o tempo em eras, compostas por 5125 anos cada uma, ou 13 baktunes, na língua maia. Baktunes, na língua maia, são períodos de aproximadamente 400 anos cada. Multiplicados por 13, ele alcançavam perto dos 5125 anos e formavam uma grande era.

            Só que, para os maias o fim de uma era significava o começo de outra, uma constante renovação. As datas eram apenas referenciais para mostrar a passagem dos dias. Mas não existia fim nessa contagem! Assim,  para eles, o mundo não acabava, e sim, o propósito de cada pessoa nele, quando essa pessoa morria.

                                               E a história dom fim do mundo?

           
            Existe um lugar no estado de Tabasco, no sudeste do México, que se chama Torturguero. Ali, arqueólogos encontraram muitos vestígios deixados pelos maias que um dia habitaram o local. Uma das peças que mais chamaram a atenção foi uma inscrição em pedra que faz referência a uma data. Ela é assim: 4Ajaw,3K’ank’in! Aposto que você não entendeu?
               Mas calma, os pesquisadores fizeram correlações desta data com o calendário que conhecemos: 21 de dezembro de 2012! O curioso é que os Maias fizeram essa inscrição no século VII! Como poderiam mencionar uma data tão distante de sua época?

  Luiza Freire Isabella Oliveira - 5º ano A            2012