quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SUCATA ELETRÔNICA

Três toneladas de sucata tecnológica foram usadas neste robô: um alerta na Inglaterra que vale para todos

Imagine a quantidade de equipamentos eletrônicos que você utilizou desde seu nascimento, e que ainda chegarão na sua mão. Faltam ainda vários estudos para que a resposta desta pergunta seja absolutamente exata para os brasileiros. Mas dá para ter uma ideia de onde podemos chegar, se olharmos a quantidade de sucatas eletrônicas geradas por um cidadão britânico em sua vida toda: 3,3 toneladas. 

  O Reino Unido chegou a esse valor com base de 1 milhão de toneladas restantes de eletroeletrônicos produzidos por ano com sua população de 60 milhões de habitantes, que tem uma expectativas de 77 anos de vida. Para avisar os cidadãos, se criou um verdadeiro monumento ao desperdício eletrônico.

  O monumento é reconhecido como WEEE Man (Waste Eletrical and Eletronical Equipment Directive, em português, Diretiva de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos), e é composto por 35 telefones celulares, 23 mouses de computador, 5 geladeiras, 3 máquinas de lavar, 7 monitores de computador, 6 televisões e vários pequenos equipamentos.

  Só a região sudeste do Brasil, possui mais de 80 milhões de habitantes, quase metade da população do país, que agora tem aproximadamente 194 milhões. Segundo uma pesquisa da Universidade Metodista de Piracicaba, estima-se que cada brasileiro produz aproximadamente, por ano, 2.6 quilos de resíduos eletrônicos.

  A tendência da geração de lixo eletrônico cresce a cada ano, tanto aqui, quanto mundo afora. Esse tipo de resíduo cresce 3 vezes mais do que o de lixo comum, já que novas versões de celulares e computadores logo substituem as antigas.

Lucas Mazzucchelli, Eduardo Bernardi, Pietro Bisordi 5ºD  2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário