segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A HISTÓRIA DOS GAMES


O 1º console do mundo foi lançado em janeiro de 1972, o Odyssey 100, nos Estados Unidos. Ele só servia pra jogar “pong”, um jogo muito básico em que o objetivo é rebater a bolinha.
Anos depois, criaram o fliperama, cujo jogo mais famoso era o “Pac-man, inspirado no formato de uma pizza sem um pedaço. Outros grandes sucessos foram o “Street Fighter”, o primeiro jogo de luta, e “Mortal Kombat”, primeiro game de combate com modo campeonato, e mais tarde, com modo história, ou seja, um jogo com história própria. Não podemos esquecer do Mario, que se tornou a estrela do jogo ”Donkey Kong”: ele se protegia de barris jogados por um macaco maluco. Mario começou como carpinteiro, não como encanador, como é hoje.
   Havia ainda muitos outros jogos para fliperama, mas não tão conhecidos ou não revolucionários,  por isso não iremos citá-los aqui.
O primeiro console com fitas, diferente do Odyssey, que só tinha um jogo, foi o Atari. Sua criação, em 1977, iniciou uma nova geração de games. Um dos melhores jogos foi o “Pitfall”, em que o principal personagem era um explorador que corria para fugir de uma erupção vulcânica, passando por muitos desafios. A versão atualizada deste jogo pode ser encontrada na App Store.
Em 1983, surgiu o “Nintendinho”, com o “Super Mario Bros”, “The legend of Zelda” e “Mega Men”.
O “Mega Drive”, em 1990, foi muito conhecido pelo ‘Sonic”, um jogo em que o personagem principal é um ouriço azul, que ganha um sapato especial que o faz correr mais rápido, pular mais alto e rolar para atacar inimigos. É lembrado até hoje como um dos melhores.
O “Playstation 1”, então, surgiu em 1994 com “Final Fantasy”, “Crash Bandicoot” e “Metal Gear Solid”, foi um grande impacto para a época.
Em 1996 surgiu, para acabar com o “Playsation 1”, o “Nintendo 64”, fez o Mario se tornar estrela novamente no jogo “Mario 64”: um mundo de cogumelos, onde uma princesa é raptada e um encanador vai salvá-la, enquanto mata “goombas” e “troopas” durante sua jornada. A princesa foi raptada pelo Bowser, uma mistura de tartaruga com dinossauro. “Mario kart 64”,  Banjo-Kazooie” e sua continuação “Banjo-Tooie” causaram muito impacto.
Pela popularidade do “playstation1”, fizeram o “playstation2” com “Gran Turismo, um dos melhores simuladores de corrida do mundo. Logo a Microsoft  lançou o Xbox 360, em 2009, que arrasou a concorrência literalmente.
Mas a concorrência vem “a cavalo”, e por isso, a Sony lançou o Playstation  3, e a Nintendo o Nintendo WII, em 2010, que fizeram a Microsoft pensar duas vezes antes de lançar seu próximo console
O WII, como a maioria dos consoles da Nintendo, era casual e simples, isso não quer dizer que não fez sucesso, pois o WII estourou as vendas, mesmo que por pouco tempo. Ele contava com jogos da Nintendo e da Sega como “Mario” e “Sonic” e o Playstation 3, estourou novamente com “Uncharted”, “The amazing Spider-Man” e “Kill Zone”.
O DS, lançou em 2008, mas ficou famoso junto com o WII  e foi  um grande portátil, com vários jogos do “Pokémon” e “Nintendogs”, a franquia estourou como o WII, fez sucesso  e depois decaiu.
Terminando nossa lista épica dos melhores consoles, o PSvita, segunda geração do PSP, lançada este ano, saiu com “Uncharted 4 Golden Abyss”, “Gravity Rush” e “Assassins Creed”, exclusivo de PSvita.

 Rodrigo Crescenzo e João Tess
5º C  2012

Um comentário:

  1. Rodrigo Nuncio, Pedro Zaccaria e Gabriel Barone4 de dezembro de 2012 às 09:17

    A história dos games é muito bacana de se ler, é interessante ver os games se aprimorando!

    ResponderExcluir