quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

BIOGRAFIA STEVE JOBS

Steve Paul Jobs nasceu na Califórnia - Palo Alto - filho de  Joanne Simpson e de Abdulfattah John Jandali. Steve foi dono de 6 empresas, a mais importantes delas foi a Apple, empresa de tecnologia, seu hobbie favorito.
No final da década de  1970, Steve e outros amigos criaram os computadores pessoais Apple 1 e Apple 2 que foram sucesso de vendas . No final de 1985, ele  se demitiu da Apple por questões  internas após perder um debate com os sócios da empresa . 
 Depois, criou a neXT, que em 1996 foi comprada pela Apple e assim Jobs voltou novamente para sua antiga empresa, comandando-a até  24 de agosto de  2011 quando passou o  cargo para Tim Cook.
Steve Jobs morreu no dia 5 de outubro de 2011, com 56 anos, por um câncer no pâncreas que lutava desde 2003.

Thomas Toscano e Felipe Nakano  5º B  2012

ROBÔS QUE FAZEM TAREFAS DOMÉSTICAS

Quem não gostaria de ter um robô para lavar a louça, trazer um suco, e até abrir a tiveram exatamente essa ideia, e criaram os robôs “humanoides”, apresentados dia 8 de março de 2009 linguagem, na CeBIT Lab (plataforma da feira de tecnologia).
Esse robô tem a incrível capacidade de decorar palavras, apenas conversando com humanos. “Desenvolvemos o projeto de maneira que os robôs conseguissem entender a humana, sem a necessidade de inserir códigos da ciência da computação no meio da conversa” afirmou Tamim Asfour.
Em uma demonstração, um dos funcionários ensinou ao robô o que era um livro e sobre o que ele tratava.  A voz do robô é programada para falar em inglês e alemão, e é semelhane à voz de Hal-9000, do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.
“Nosso objetivo é lançar no mercado esse robô, que é uma espécie de ajudante da casa, o mais breve possível” disse Asfour, porém o preço não é acessível a todos, custando 200 mil euros atualmente. “Mas, a partir do momento que começarmos a produzir em massa, acredito que o preço vai cair e ficar mais acessível ao público em geral”, afirmou Asfour.

Jonas Malferrari e Felipe Faro  5º D  2012

SUCATA ELETRÔNICA

Três toneladas de sucata tecnológica foram usadas neste robô: um alerta na Inglaterra que vale para todos

Imagine a quantidade de equipamentos eletrônicos que você utilizou desde seu nascimento, e que ainda chegarão na sua mão. Faltam ainda vários estudos para que a resposta desta pergunta seja absolutamente exata para os brasileiros. Mas dá para ter uma ideia de onde podemos chegar, se olharmos a quantidade de sucatas eletrônicas geradas por um cidadão britânico em sua vida toda: 3,3 toneladas. 

  O Reino Unido chegou a esse valor com base de 1 milhão de toneladas restantes de eletroeletrônicos produzidos por ano com sua população de 60 milhões de habitantes, que tem uma expectativas de 77 anos de vida. Para avisar os cidadãos, se criou um verdadeiro monumento ao desperdício eletrônico.

  O monumento é reconhecido como WEEE Man (Waste Eletrical and Eletronical Equipment Directive, em português, Diretiva de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos), e é composto por 35 telefones celulares, 23 mouses de computador, 5 geladeiras, 3 máquinas de lavar, 7 monitores de computador, 6 televisões e vários pequenos equipamentos.

  Só a região sudeste do Brasil, possui mais de 80 milhões de habitantes, quase metade da população do país, que agora tem aproximadamente 194 milhões. Segundo uma pesquisa da Universidade Metodista de Piracicaba, estima-se que cada brasileiro produz aproximadamente, por ano, 2.6 quilos de resíduos eletrônicos.

  A tendência da geração de lixo eletrônico cresce a cada ano, tanto aqui, quanto mundo afora. Esse tipo de resíduo cresce 3 vezes mais do que o de lixo comum, já que novas versões de celulares e computadores logo substituem as antigas.

Lucas Mazzucchelli, Eduardo Bernardi, Pietro Bisordi 5ºD  2012



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A HISTÓRIA DOS GAMES


O 1º console do mundo foi lançado em janeiro de 1972, o Odyssey 100, nos Estados Unidos. Ele só servia pra jogar “pong”, um jogo muito básico em que o objetivo é rebater a bolinha.
Anos depois, criaram o fliperama, cujo jogo mais famoso era o “Pac-man, inspirado no formato de uma pizza sem um pedaço. Outros grandes sucessos foram o “Street Fighter”, o primeiro jogo de luta, e “Mortal Kombat”, primeiro game de combate com modo campeonato, e mais tarde, com modo história, ou seja, um jogo com história própria. Não podemos esquecer do Mario, que se tornou a estrela do jogo ”Donkey Kong”: ele se protegia de barris jogados por um macaco maluco. Mario começou como carpinteiro, não como encanador, como é hoje.
   Havia ainda muitos outros jogos para fliperama, mas não tão conhecidos ou não revolucionários,  por isso não iremos citá-los aqui.
O primeiro console com fitas, diferente do Odyssey, que só tinha um jogo, foi o Atari. Sua criação, em 1977, iniciou uma nova geração de games. Um dos melhores jogos foi o “Pitfall”, em que o principal personagem era um explorador que corria para fugir de uma erupção vulcânica, passando por muitos desafios. A versão atualizada deste jogo pode ser encontrada na App Store.
Em 1983, surgiu o “Nintendinho”, com o “Super Mario Bros”, “The legend of Zelda” e “Mega Men”.
O “Mega Drive”, em 1990, foi muito conhecido pelo ‘Sonic”, um jogo em que o personagem principal é um ouriço azul, que ganha um sapato especial que o faz correr mais rápido, pular mais alto e rolar para atacar inimigos. É lembrado até hoje como um dos melhores.
O “Playstation 1”, então, surgiu em 1994 com “Final Fantasy”, “Crash Bandicoot” e “Metal Gear Solid”, foi um grande impacto para a época.
Em 1996 surgiu, para acabar com o “Playsation 1”, o “Nintendo 64”, fez o Mario se tornar estrela novamente no jogo “Mario 64”: um mundo de cogumelos, onde uma princesa é raptada e um encanador vai salvá-la, enquanto mata “goombas” e “troopas” durante sua jornada. A princesa foi raptada pelo Bowser, uma mistura de tartaruga com dinossauro. “Mario kart 64”,  Banjo-Kazooie” e sua continuação “Banjo-Tooie” causaram muito impacto.
Pela popularidade do “playstation1”, fizeram o “playstation2” com “Gran Turismo, um dos melhores simuladores de corrida do mundo. Logo a Microsoft  lançou o Xbox 360, em 2009, que arrasou a concorrência literalmente.
Mas a concorrência vem “a cavalo”, e por isso, a Sony lançou o Playstation  3, e a Nintendo o Nintendo WII, em 2010, que fizeram a Microsoft pensar duas vezes antes de lançar seu próximo console
O WII, como a maioria dos consoles da Nintendo, era casual e simples, isso não quer dizer que não fez sucesso, pois o WII estourou as vendas, mesmo que por pouco tempo. Ele contava com jogos da Nintendo e da Sega como “Mario” e “Sonic” e o Playstation 3, estourou novamente com “Uncharted”, “The amazing Spider-Man” e “Kill Zone”.
O DS, lançou em 2008, mas ficou famoso junto com o WII  e foi  um grande portátil, com vários jogos do “Pokémon” e “Nintendogs”, a franquia estourou como o WII, fez sucesso  e depois decaiu.
Terminando nossa lista épica dos melhores consoles, o PSvita, segunda geração do PSP, lançada este ano, saiu com “Uncharted 4 Golden Abyss”, “Gravity Rush” e “Assassins Creed”, exclusivo de PSvita.

 Rodrigo Crescenzo e João Tess
5º C  2012