terça-feira, 27 de novembro de 2012

BLENDER

     Você sabe onde são produzidos os atuais jogos e filmes de animação? Desde os mais simples como o FIFA 2009 (Playstation 2), até o Mortal Kombat 9, com gráficos alucinantes e diferentes modos de jogar? 
      Muitos jogos são feitos em programas complexos, mas parte deles passam por softwares bem simples, como o Blender. Este programa é bem simples e fácil de você usar, e não serve só para jogos. Você também pode criar efeitos especiais para filmes, como um dragão, no filme do Harry Potter.
            Quando você executa o programa pela primeira vez, vê tantas opções de edição, modelação e animação, que acha que nunca vai compreender, o que na verdade é muito simples. Ao iniciar o programa você vê apenas um cubo, e com ele modela o que quer, desde um abajur até um prédio.
          Você pode colorir o objeto, ou texturizá-lo a partir de fotos.
Também é possível criar muitos objetos e juntá-los em um só, para quando se chocar com outro ele se dividir em dois.
A última atualização desse criador de jogos é a 2.64, que já tem inovações, como colocar ossos e articulações em pessoas, e jogar em visões como se fosse o personagem, ou como um espectador. Ele Já está disponível para download grátis no fórum do Blender e em idioma português do Brasil.
Até uma criança de seis anos pode criar um jogo de coletar moedas com um helicóptero e pousar no heliporto a tempo, sem matar ninguém.
O bom desse programa é que você não precisa ficar pintando os personagens, pode apenas pegar a foto de um familiar e utilizá-la no seu projeto.
Para projetos de filmes você também tem a opção de criar letras e fundos sonoros criativos para o filme ficar cativante. Muitas vezes, para facilitar, você pode também baixar os personagens, lugares e objetos para seu desktop e utilizá-las em seus jogos. Mas é muito melhor criar o seu próprio cenário e personagem.
 E você também pode criar um plano de fundo verde, ativar o chroma keye e colocar uma foto, mas só em jogos 2D.
Quando você cria seu primeiro personagem, coloca articulações nele, edita as animações e as deixa mais reais, mas muitas vezes a articulações podem travar o programa ou afetar o desempenho dele.
Agora é muito mais fácil criar um jogo, não é?
Aqui está uma pequena demonstração do Blender:
E aqui um filme criado nele:
Podem acreditar ou não, mas isso é uma animação:
Gabriel Pimenta Barone, Rodrigo Nuncio e Pedro Henrique Zaccaria  5º E  2012




Nenhum comentário:

Postar um comentário